II Fórum Smart Farm // Mitos na Alimentação

18 de junho 2019 - Auditório 3 Calouste Gulbenkian

O Fórum Smart Farm - Mitos na Alimentação, organizado pela ANIPLA a 18 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que contou com 120 participantes, cumpriu o seu objetivo: criar um espaço de informação pública sobre as boas práticas em matéria de segurança alimentar e produção sustentável de alimentos, cientificamente comprovadas, para que possa suscitar a necessária reflexão e evitar alimentar mitos que descredibilizam a ciência e a tecnologia.
A conclusão? Os alimentos produzidos nacionalmente, e que chegam diariamente a casa dos portugueses, são cada vez mais seguros, mas a ciência precisa de reforçar a sua comunicação com o consumidor.

Felisbela Campos, presidente da ANIPLA, abriu o Fórum questionando se «os mitos sobre alimentação estarão relacionados com as grandes doses de desinformação e fake-news que circulam nas redes sociais» e disse que «é melhor depender de um sistema baseado na Ciência do que num sistema que a ignora», sendo «a construção de uma relação sólida com o consumidor o caminho acertado para aproximar a opinião pública da Agricultura».

Os dois palestrantes do Fórum- José Miguel Mulet (bioquímico) e Vitor Hugo Teixeira (nutricionista) – realizaram duas brilhantes apresentações, socorrendo-se de argumentos científicos que ajudaram a desfazer alguns dos mitos mais comuns sobre produção de alimentos e alimentação.

A segunda edição do Fórum terminou com um debate moderado por Isabel Martins e que contou com a participação de José Miguel Mulet, bioquímico, Vítor Hugo Teixeira, Nutricionista, Ana Filipa Claro, da Direcção Geral do Consumidor, João Veloso, Agricultor, Ondina Afonso, da SONAE MC e Presidente do Clube de Produtores Continente e Luís Antunes da ANIPLA. Numa sociedade cada vez mais urbanizada, e com uma noção cada vez mais desfasada da realidade do mundo rural, reforçou-se a importância de promover informação coerente e consistente sobre a forma como os alimentos são produzidos e chegam à nossa mesa. O desafio? Comunicar de forma clara e apelativa para um consumidor que recebe cada vez mais informação, com e sem fundamento, propensa à propagação de mitos.

No encerramento, António Lopes Dias, Diretor da ANIPLA reforça que “todos nós precisamos de agir e encontrar estratégias de marketing que nos permitam falar de forma próxima com o consumidor. As instituições e associações devem unir-se e criar uma plataforma que lhes permita comunicar em conjunto. A perceção está a tornar-se mais importante do que a realidade e esse é um paradigma que tem de ser alterado”.

Veja aqui a galeria de imagens

Assista ao vídeo do Fórum aqui

Testemunhos dos oradores.

 

Programa

09h30 / 10h00Registo dos convidados
10h00 / 10h10Boas Vindas - Direção Anipla
10h10 / 10h30“Mitos na Produção de alimentos”
José Miguel Mulet (Bioquímico)
10h30 / 10h50“Mitos na Alimentação”
Vitor Hugo Teixeira (Nutricionista)
10h50 / 12h30 Debate
Moderadora: Isabel Martins (Vida Rural)
Oradores: Ana Filipa Claro (Direção Geral do Consumidor),
João Veloso (Agricultor), J. M. Mulet (Bioquímico),
Luís Antunes (Anipla), Ondina Afonso (Sonae MC) e
Vitor Hugo Teixeira (Nutricionista).
12h30 / 14h00Almoço nas instalações da Gulbenkian com exposição de produtos agrícolas
Fórum Smart Farm 2018

Fórum Smart Farm - AGRICULTURA NA 1ª PESSOA

A Smart Farm, a quinta inteligente de demonstração da ANIPLA, instalada na Companhia das Lezírias, recebeu a primeira edição do Fórum Smart Farm no dia 6 de Julho. O objetivo deste encontro foi debater assuntos ligados à sustentabilidade e futuro da agricultura. O debate foi moderado pela jornalista da TSF, Ana Bravo, e teve como oradores Domingos Santos (produtor e presidente FNOP), Jaime Ferreira (presidente da Agrobio), João Mendes (produtor agrícola na Quinta do Juncal), José Diogo Albuquerque (CEO do Agroportal) e Luís Antunes (Diretor da ANIPLA).


A primeira edição do Fórum Smart Farm foi transmitida em direto no Facebook, com um alcance de mais de 20 mil pessoas. Para a ANIPLA, responsável pela organização do evento, esta iniciativa superou as expectativas e criou o espaço necessário para um diálogo onde foram abordadas questões que impactam a vida de todos os cidadãos.

No final do debate foi consensual, entre convidados e assistência, a necessidade de que esta conversa se prolongasse e integrasse mais elementos, uma vez que se trata de um assunto (a agricultura) que tanto impacto tem na vida de toda a população. Entre a participação do público e comentários finais, todos pareceram concordar que os consumidores portugueses precisam de ter acesso a melhor informação para promover um conhecimento real da produção agrícola e permitir a segurança e tranquilidade necessárias às suas escolhas alimentares.

O debate completo pode ser visto no Youtube da Anipla aqui

Inauguração Smart Farm 2016

Um exemplo nacional de demonstração da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

18 de Novembro de 2016, a ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, inaugurou a primeira quinta inteligente em território nacional: a SMART FARM

Localizada na Companhia da Lezírias, a SMART FARM e é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

No evento de inauguração, onde estiveram presentes 100 convidados representantes de várias entidades ligadas ao setor agrícola nacional, a Anipla partilhou os objetivos, programa de funcionamento e resultados que se pretende obter com este importante projeto nacional.


< >

Veja a galeria de fotos completa aqui

Veja o vídeo da inauguração

A SMART FARM é um espaço de demonstração da implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) recomendadas pela Indústria Fitofarmacêutica e pretende ser um local de referência no âmbito da formação, promoção e divulgação sobre as de técnicas, tecnologias, equipamentos e das melhores práticas de utilização segura de produtos fitofarmacêuticos.

A escolha da Companhia das Lezírias para a instalação da Smart Farm está relacionada com o facto de esta ser a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal e ser uma referência nacional no que respeita à adoção das melhores práticas de sustentabilidade, com particular foco na proteção ambiental.

O projeto Smart Farm é um projeto dinâmico e evolutivo, que prevê constantes adaptações e melhorias que acompanham o resultado do progresso tecnológico, da inovação e das boas práticas, sempre com o objetivo de maximizar a segurança quer para o homem quer para o ambiente.

Formação/sensibilização

Nesta exploração modelo será ministrada formação e sensibilização dirigida a agricultores, técnicos e outros profissionais do setor agrícola. A Smart Farm é também um local de informação e sensibilização do público em geral, que terá a oportunidade de conhecer a forma profissional e responsável como os nossos agricultores desempenham o seu importante papel de produtores de alimentos saudáveis, seguros e acessíveis.

A programação de ações de formação e sensibilização a técnicos e agricultores, assim como a marcação de visitas ao público em geral poderá ser efetuada através do email: smartfarm@anipla.com

Consulte o folheto completo aqui