Fórum Smart Farm - AGRICULTURA NA 1ª PESSOA

A Smart Farm, a quinta inteligente de demonstração da ANIPLA, instalada na Companhia das Lezírias, recebeu a primeira edição do Fórum Smart Farm no dia 6 de Julho. O objetivo deste encontro foi debater assuntos ligados à sustentabilidade e futuro da agricultura. O debate foi moderado pela jornalista da TSF, Ana Bravo, e teve como oradores Domingos Santos (produtor e presidente FNOP), Jaime Ferreira (presidente da Agrobio), João Mendes (produtor agrícola na Quinta do Juncal), José Diogo Albuquerque (CEO do Agroportal) e Luís Antunes (Diretor da ANIPLA).


A primeira edição do Fórum Smart Farm foi transmitida em direto no Facebook, com um alcance de mais de 20 mil pessoas. Para a ANIPLA, responsável pela organização do evento, esta iniciativa superou as expectativas e criou o espaço necessário para um diálogo onde foram abordadas questões que impactam a vida de todos os cidadãos.

No final do debate foi consensual, entre convidados e assistência, a necessidade de que esta conversa se prolongasse e integrasse mais elementos, uma vez que se trata de um assunto (a agricultura) que tanto impacto tem na vida de toda a população. Entre a participação do público e comentários finais, todos pareceram concordar que os consumidores portugueses precisam de ter acesso a melhor informação para promover um conhecimento real da produção agrícola e permitir a segurança e tranquilidade necessárias às suas escolhas alimentares.

O debate completo pode ser visto no Youtube da Anipla aqui

Um exemplo nacional de demonstração da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

18 de Novembro de 2016, a ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, inaugurou a primeira quinta inteligente em território nacional: a SMART FARM

Localizada na Companhia da Lezírias, a SMART FARM e é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

No evento de inauguração, onde estiveram presentes 100 convidados representantes de várias entidades ligadas ao setor agrícola nacional, a Anipla partilhou os objetivos, programa de funcionamento e resultados que se pretende obter com este importante projeto nacional.


< >

Veja a galeria de fotos completa aqui

Veja o vídeo da inauguração

A SMART FARM é um espaço de demonstração da implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) recomendadas pela Indústria Fitofarmacêutica e pretende ser um local de referência no âmbito da formação, promoção e divulgação sobre as de técnicas, tecnologias, equipamentos e das melhores práticas de utilização segura de produtos fitofarmacêuticos.

A escolha da Companhia das Lezírias para a instalação da Smart Farm está relacionada com o facto de esta ser a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal e ser uma referência nacional no que respeita à adoção das melhores práticas de sustentabilidade, com particular foco na proteção ambiental.

O projeto Smart Farm é um projeto dinâmico e evolutivo, que prevê constantes adaptações e melhorias que acompanham o resultado do progresso tecnológico, da inovação e das boas práticas, sempre com o objetivo de maximizar a segurança quer para o homem quer para o ambiente.

Formação/sensibilização

Nesta exploração modelo será ministrada formação e sensibilização dirigida a agricultores, técnicos e outros profissionais do setor agrícola. A Smart Farm é também um local de informação e sensibilização do público em geral, que terá a oportunidade de conhecer a forma profissional e responsável como os nossos agricultores desempenham o seu importante papel de produtores de alimentos saudáveis, seguros e acessíveis.

A programação de ações de formação e sensibilização a técnicos e agricultores, assim como a marcação de visitas ao público em geral poderá ser efetuada através do email: smartfarm@anipla.com

Consulte o folheto completo aqui