#considereosfactos
#withorwithout
siga-nos
partilhe
  • partilhar
    • partilhar em google+
    • partilhar no tweeter
    • partilhar no facebook
Entre no debate
A campanha Considere os Factos propõe uma reflexão pública entre o sector agrícola e toda a sociedade civil, ou seja, todos nós enquanto consumidores. Queremos responder às preocupações e mal-entendidos sobre o papel da ciência na produção agrícola e debater abertamente o assunto.

Partilhamos consigo um estudo efectuado em colaboração com 27 organizações de produtores portugueses para uma análise extensa ao impacto económico e social em Portugal da retirada da tecnologia necessária para a protecção fitossanitária de culturas chave do nosso país, como são a Pera Rocha, o Tomate, o Milho, o Azeite e o Vinho.

Os resultados deste estudo constituem factos que fazem soar um alerta quer para os produtores, quer para os consumidores, quer para a economia nacional.
Queremos continuar a ter produtos nacionais seguros, de qualidade, a um custo aceitável.
E você?



Considere os factos.

Avaliação do impacto
económico causado pela
retirada de substâncias
ativas de culturas-chave
            em Portugal (maio 2016)

Relatório da FAO
sobre desafios para
a alimentação mundial


Consumer understanding
of the global food challenge
(abril 2016)


Conheça José Palha,
um agricultor do futuro

Terra a Terra da TSF
na Companhia
das Lezírias


Voltar

José Palha

Conheça o Produtor Português que integra documentário da ECPA sobre eficiência na produção agrícola.

José Palha, foi selecionado para integrar uma série de documentários breves sobre a produção agrícola europeia, realizados no âmbito da campanha “With or Without”, da European Crop Protection Association (ECPA).

Em Portugal a campanha é desenvolvida pela Anipla, que lançou, no início deste ano, a campanha “Considere os Factos”. Esta campanha partilha os mesmos objetivos da campanha europeia, integrando especificidades do nosso mercado e produção agrícola.


Voltar

Terra a Terra

No Dia Mundial da Alimentação, assista ao debate sobre a agricultura e segurança alimentar. Do ambiente à regulação, da produção à associação do sector.

Neste link poderá escutar a emissão na íntegra

Minutos Anipla
na TSF

Ações de Rua


Voltar


Minutos Anipla na TSF

De 12 de maio a 4 de Julho, a TSF vai partilhar com os seus ouvintes factos sobre a agricultura e os desafios inerentes ao sector. Com emissão de segunda a sexta-feira, cinco vezes por dia, os ouvintes vão poder escutar algumas das informações que estão na base da campanha da Anipla “Considere os Factos”.

A segurança alimentar, a proteção das plantas contra infestantes, doenças e pragas, e o modo de produção integrada são alguns dos assuntos em destaque nesta rúbrica na rádio, onde serão também apresentados dados relacionados com o Impacto Económico da retirada de substâncias ativas em culturas chave no nosso País, como são a videira/vinho, a oliveira/azeite, o milho/grão, a pereira/ pera rocha e o tomate/indústria. Acompanhe estas emissões, e a informação atualizada todas as semanas em fitosintese.pt.

Sabia que?

Ouvir os minutos Anipla na TSF

Voltar

Ações de Rua

A ações de rua desenvolvidas no âmbito da Campanha têm como objetivo chegar criar momentos de interação com os consumidores nacionais, e explicar de forma mais direta e exemplificativa as mensagens chave que servem de base à Campanha.


Ver vídeo ações Lisboa e Porto;
Ver vídeo ação na Feira nacional de Agricultura

Lançamento
da campanha
"Considere os factos"

Voltar

Lançamento da campanha
"Considere os factos"

“Este é o momento para
voltarmos a confiar na ciência
e convidar a população
portuguesa a considerar
os factos”
António Lopes Dias


Ver vídeo

Lançamento da Campanha “Considere os factos”

A Campanha “Considere os Factos” foi apresentada no Simpósio da Anipla “Inovação e Tecnologia na Produção de Alimentos”, realizado nos passados dias 23 de março, no Porto e dia 30 de março, em Lisboa.

Enquadrada num evento de reflexão e debate sobre a disponibilidade de soluções inovadoras e tecnológicas na produção de alimentos e a sua responsabilidade na melhoria e desenvolvimento da atividade agrícola nacional, a presente campanha pretende responder às preocupações e mitos da população portuguesa, sobre os desafios que a agricultura enfrenta.

Recorrendo a dados e factos sobre o papel da ciência na produção agrícola, a Campanha convida a população a considerar a informação que lhe vai chegar através das redes socais, comunicação social, e em ações de rua, através do contacto direto com as pessoas.
Convidamo-lo a descobrir a tecnologia que permite ter uma agricultura sustentável e que ajuda os agricultores a disponibilizar alimentos necessários para alimentar o mundo.

Junte-se a nós nesta reflexão!





A campanha “CONSIDERE OS FACTOS”, uma iniciativa da Anipla, com o apoio da Associação Europeia de Proteção das Plantas (ECPA), e a colaboração de diversas associações nacionais de produtores, decorre até ao final do ano e prevê a transmissão de informação e factos da agricultura através de múltiplos meios e suportes, entre os quais as redes sociais, as plataformas digitais, a imprensa e a rádio, de Norte a Sul do país.